CÂMARA MUNICIPAL DE VARGEM ALTA É OURO EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo firmou, juntamente com a ATRICON, através de Termo de Cooperação/Convênio 2/2022 de adesão ao Acordo Plurilateral de Cooperação Técnica 3/2022, com o objetivo de avaliar a Transparência Ativa de seus jurisdicionados.
No Município de Vargem Alta, o Poder Legislativo foi fiscalizado com base na observância dos critérios do Programa Nacional de Transparência Pública, que promove ações voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público em todo o país.
Após o envio de todas as informações pela Controladoria Interna da Câmara Municipal de Vargem Alta com apoio do setor de Comunicação e verificação pelos responsáveis do Tribunal de Contas, o Poder Legislativo de Vargem Alta recebeu o selo de qualidade nível OURO. Esta é mais uma conquista do Poder Legislativo Municipal.
Entenda mais sobre a fiscalização:
Diretrizes e critérios:
Com base nas regras de transparência estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação, os Tribunais de Contas fiscalizam, entre outros, os seguintes critérios:
· O foco é o cidadão?
· É assegurado ao cidadão o direito de acesso a dados?
· Os dados abertos disponibilizados são completos, atuais e acessíveis?
· Há controle sobre a divulgação de informações sigilosas?
· As informações são divulgadas nos portais em locais de fácil acesso?
· São divulgados dados sobre execução orçamentária e financeira?
O detalhamento dos critérios fiscalizados está disponível na Cartilha do Programa Nacional de Transparência Pública, disponível no endereço: https://atricon.org.br/3d-flip-book/cartilha-programa-nacional-de-transparencia-publica/
Classificação:
Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal foi classificado conforme o percentual de critérios atendidos. Os sites que atenderem a 75% dos critérios receberam um selo de transparência (Diamante, Ouro ou Prata).
Diamante
100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%.
Ouro:
100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%
Prata:
100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.
Intermediário:
Nível de transparência entre 50% e 74%.
Básico:
Nível de transparência entre 30% e 50%.
Inicial:
Nível de transparência abaixo de 30%.
Inexistente:
Nível de transparência de 0%.
Data de Publicação: sexta-feira, 13 de janeiro de 2023